São instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que permitem a criação e recriação do conhecimento.
Para que servem:
✶ Para levantar a prática;
✶ Para incrementar um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.
✶ Para retroceder á prática, transformá-la, redimensioná-la.
✶ Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.Elementos de uma dinâmica:*
Objectivos: Quem vai aplicar a dinâmica deve ter em mente o que se quer alcançar.
* Materiais-recursos: Que ajudem na execução e na aplicação da dinâmica.
* Ambiente-clima: O local deve ser preparado, para que possibilite a aplicação da dinâmica onde as pessoas consigam entrar no que está a ser proposto.*
Tempo determinado: Deve ter um tempo exacto, com início, meio e fim.
* Passos: Deve-se ter clareza dos momentos necessários para o seu desenvolvimento, que permitam chegar ao final de maneira clara.
* Número de participantes: É importante saber quantos vão ser os participantes porque assim ajudará a ter uma previsão do material e do tempo para o desenvolvimento da dinâmica.
* Perguntas e conclusões: Que permita recuperar a experiência, avaliando o que foi visto, os sentimentos e o que se aprendeu. O momento da síntese final permite fazer uma avaliação.
1 comentário:
Estou intrigadíssima. Tantos portefólios "a dizer" que as dinãmicas se destinam a levantar a prática! Gostaria mesmo de entender como se levanta a prática1
Ah, já agora... acerta as horas do relógio! FM
Enviar um comentário